NETIQUETA[1]

 

Este é o nome que se dá a um conjunto de princípios destinados a preservar a boa convivência no ciberespaço.

O fato de estarmos nos comunicando na Internet não deve levar-nos a esquecer o aspecto profundamente humano de nossas comunicações. Do outro lado da tela, há sentimentos e opiniões que podem ser diferentes dos nossos.

Uma regra básica é: não escreva nada que não poderia ser dito pessoalmente.

Por outro lado, lembre-se que há coisas que podemos dizer, mas que é difícil escrever.

Quando falamos de assuntos difíceis pessoalmente, o tom de voz e o rosto podem suavizar uma frase pesada. Na Internet, o leitor só verá o texto e não o seu rosto.

Ficam, então, as seguintes dicas:

1.  Quando discordar de algo, apresente sua opinião de forma educada e calma. Procure ver os elementos positivos da mensagem da outra pessoa. Não é necessário atacar ou derrotar nenhuma posição.

2. Contribuições e perguntas são boas, mas verifique se esta pergunta já não foi respondida para outra pessoa, se estiver dentro de um fórum ou mesmo de um chat.

3. Procure escrever de modo compreensível e correto. Nos fóruns, há mais tempo para revisar o texto. Nos chats, o diálogo é rápido, mas é bom tentar escrever corretamente.

4. Nos fóruns e em outros textos, procure fazer frases curtas. Quebre em vários parágrafos para ajudar a leitura.

5. Na Internet, escrever em MAIÚSCULAS equivale a gritar! Use pouco este recurso.

6. Cuidado com o que repassa. Correntes e mensagens nem sempre agradam a todos e, muitas vezes, podem esconder objetivos e ideias escusas. Seja muito cuidadoso no que retransmite.

7. Não use a comunicação do fórum ou do chat para tratar de assuntos particulares ou constrangedores. Use os canais particulares de comunicação para fazer isto.

8. Cuidado com as emoções. Na Rede, não se vê a cara e muito menos o coração. Comentários irônicos ou em tom de brincadeira podem não ser compreendidos como tal. Pode-se usar os emoticons (smileys ou carinhas), mas não exagere. Rosto sorrido é sorriso = J. Rosto piscando é piscando . Rosto triste é triste = L. Existem muitos. Use com moderação.

 

Álvaro César Pestana

Abril de 2011

 



[1] Este texto de Netiqueta tem origem em um trabalho homônimo divulgado pela EST em seus cursos de EaD.